A linguagem musical é uma forma de expressão humana, e só por isso, sua presença na educação infantil já esta justificada.
Ler o mundo também e ouvi-lo, a canção tem o seu texto poético, a música, dança e os instrumentos, é possível estimular os alunos a ouvirem histórias sem palavras e expressarem-se inspirados nelas , com o corpo todo, com desenhos livres e com a criação de histórias, incentivando-os a produzir, apreciar e criar músicas, desenvolvimento da releituras sendo pela linguagem plástica, corporal, musical ou cênica.
Entender a composição os objetos, expressar-se, compreender uma nova linguagem, Promover o autoconhecimento, construir a identidade, estimular a criatividade e imaginação em qualquer faixa etária, capa de desenvolver o espírito crítico, interações musicais ,artes, conscientização da natureza e sociedade.
Dentro da música trabalha-se
Ex: MÚSICA AQUARELA
Essa
música tem um carisma impressionante, não nasceu influenciada por nenhuma
situação externa, é uma versão de uma letra italiana, porém ela tem um forte
aspecto ao imaginário das pessoas, pois a temática é justamente a imaginação e
a criatividade.
A
música Aquarela, em especial possui informações de conhecimentos ricos e
encanta a criança com inspiração que a leva a criar um mundo de ideias.
“É
uma letra mágica:
desperta a criança que carregamos dentro de
nós,
reforça
o romantismo da amizade, aviva as delícias de se
ganhar
o mundo com a rapidez moderna, e, por fim,
nos
alerta para o enigma do futuro que guarda
em
seu bojo a implacável ação do tempo, fazendo
tudo perder a cor, perder o viço, perder a
força.
Gravei o disco e fizemos o lançamento em Sanremo.”
conta
Toquinho.
CONTEXTUALIZAÇÃO
*Gênero
– MPB
*Altura - Meio
*Autor
- Leonardo Stefano Masquio
Didática
Ensino nas séries iniciais: Faixa etária - oito anos mas facilmente adaptável para diversas idades.
Ensino nas séries iniciais: Faixa etária - oito anos mas facilmente adaptável para diversas idades.
* *Artes;
* *Música;
*Compreensão
da música como produto cultural e histórico;
OBJETIVO
*Trabalhar a memória objetiva e afitiva.
*Conhecer sons diferentes.
*Para aprender - Debater sobre o conceito de música
popular brasileira.
*Conhecer o compositor Toquinho e a canção Aquarela
*Cantar a música de várias maneiras, através de
jogos e brincadeiras desenvolvendo habilidades rítmicas e melodias.
*Relacionar
cor e expressão sonora.
*Criar
desenhos cantando a história de como foi escrita
APRECIAÇÃO
*Diversidade
de Instrumentos: Piano, baixo, violão, triângulo, bateria, violino, flauta
Inca, chocalho, guitarra, entre outros;
*Linguagem
musical;
*Identificando
Passado e Futuro;
* Reconhecimento
das cores;
*Desenvolvendo a imaginação;
*Aprendendo Poesia;
*Percepção e Visão de Mundo;
*Interpretação
de Artes visuais;
- https://www.youtube.com/results?search_query=aquarela+toquinho+original
- Trabalho Acadêmico Pessoal e Aprovado
Nenhum comentário:
Postar um comentário