O professor dentro de sala de aula:
Ex: O aluno questiona acerca de
uma determinada matéria dada em sala de aula e o professor se recusa a
explicar, o ignora e repreende expondo o aluno ao constrangimento, atrapalhando
seu aprendizado.
Ou...
Ex: O aluno questiona acerca de uma determinada
matéria dada em sala de aula e o professor explica várias vezes, o atendendo e
se relacionando afetivamente com o aluno, dando a autonomia em sala de aula,
desenvolvendo técnicas para ajudar em seu aprendizado.
Pensando em uma prática pedagógica humanista atual,
levamos em conta que o professor possua uma ética de comportamento adequado,
sendo paciente e dinâmico, para lidar com as dificuldades dos alunos.
Mantendo uma atuação de personalidade única e compreensiva
como facilitador e mediador do aluno em suas diferentes culturas.
O educador é exemplo não só em sala de aula, mas
para a vida.
O educador que trabalha pensando somente no retorno
financeiro, não se atualiza, não procura resolver as defasagens de aprendizado
de seus alunos, não é criativo, e usa seu autoritarismo para conduzir suas
aulas, logo, está fadado ao fracasso.
Se espera que, o educador de hoje viva baseado
tanto em ética comportamental e profissional quanto na moral.
Quando o profissional foge com o compromisso, com a
educação, conforme os PCNS, LDB e ECA, ele passa a ser um formador de opiniões
predestinadas ao descaso e fracasso social.
Falta de ética comportamental e profissional,
plágio de um trabalho com ideias apropriando-se sem permissão.
A prática na ética de educar tem que ser única para
todos os momentos e lugares, não ignorar os valores, onde o professor tem que
ter um vigoroso bom senso em suas práticas pedagógicas e humanistas,
valorizando o seu próximo como um ser, que merece ser compreendido e respeitado
no ambiente escolar, deixando de lado as divisões sociais e sendo um bom profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário