NOSSA HISTÓRIA



* MISSÃO PEDAGÓGICA


É criar vínculos fortes e duradouros nos processos de desenvolvimento cognitivo dos alunos e professores, na busca de pesquisas e atitudes como ferramentas funcionais que possam se capazes de contribuir e acrescentar valores de cidadania que cada pessoa possuí independente de sua idade, raça ou credo.


*VISÃO DE MUNDO


É a razão de ser e estar, cumprindo nosso compromisso de ser-mos transformadores de mundo.
É acreditar nas melhores possibilidades de sucesso, unindo as pessoas por um mundo melhor. Onde a educação é o única porta aberta, isso nos mostra o caminho a seguir.


* PRINCÍPIOS EDUCATIVOS


Definem quem queremos ser e como escolhemos agir diante das adversidades que mediaremos nossos alunos para serem cidadãos transformadores num futuro promissor em que nós pedagogos acreditamos. Sabendo que são as habilidades e competências de cada ser humano é o que são capazes de traduzir e reconhecer os princípios de bons comportamentos que a humanidade precisa.




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quinta-feira, 6 de junho de 2019

***FESTA CULTURAL REGIONAL MT - TEMA FESTA DO MILHO - MG1

PROJETO



PROJETO: Festa cultural Brasileira

TEMA: Festa do Milho Mato Grosso

ED. INF.: MG1

PROFESSORA: Cristina da Silva Moura
PERÍODO: Integral
DURAÇÃO: 1 Mês
DATA DO EVENTO: 29 de Junho/2019

JUSTIFICATIVA


Estamos no mês de junho e começa a comemoração da Festa Cultural Regional no CEI Luz do Saber II. Com convites, ensaios de danças típicas regionais, decoração dos ambientes  da escola... são meios que podem incentivar o gosto e o conhecimento cultural de várias regiões brasileiras, pois oportuniza as crianças momentos de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas deste momento.
É uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo cultural, pois se constitui de várias temáticas ricas onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinárias e outros!
Portanto a escola tem um papel importante na valorização das tradições regionais, de forma laica e construtiva, onde este evento integrará a comunidade escolar de forma atrativa para ambos. E cabe aos professores incentivar nos alunos o gosto pela arte, música, culinária e literatura, oferecendo-lhes subsídios para enriquecer o conhecimento das turmas quanto aos costumes regionais, através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos, ensinando-os a valorizar e respeitar o trabalho do homem do campo e desenvolver o interesse e gosto pelos costumes da comunidade no qual ele faz parte.
Conhecer sobre a Cultura do Brasil é trabalhar com a diversidade! Nosso País é rico em se tratando de costumes e tradições, e nesta etapa da Educação Infantil onde apreciar essas tradições em forma de brincadeira e um ato de aprender.


PROPOSTA E METODOLOGIA

·         Apresentação de fotos e roda de conversa de alguns derivados do milho;

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·         Apresentação do MG1

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·         Impressão de Convite;


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·         Painel externo com grãos de bolas grandes de papel e com cartão de Boas Vindas á sala da Festa do Milho (letra bastão) confeccionada juntos com alunos;

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·         Decoração ambiente externo arranjo de bexigas;

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·         Atividades dos alunos: trabalhando colagem com grãos de milho, bolinhas de papel, giz de cera e/ou pintura a dedo;

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·         Decoração da sala interna

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·         Degustação  no dia do evento;

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·         Confecção de Varal informativo sobre o tema (letra bastão);

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·         Lembrancinhas;

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OBJETIVO GERAL

. Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto às Culturas Regionais  Brasileiras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Conhecer a origem e as características regionais;
. Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo e na fazenda;
. Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
. Valorizar as tradições regionais;
. Socializar com a comunidade escolar e familiar;
. Desenvolver a linguagem oral e escrita;
. Ampliar o vocabulário;
. Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
. Incentivar o gosto pela culinária regional;
. Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras e atividades;
. Promover a dança e o movimento dentro do tema comemorativo de forma lúdica e atrativa.


EIXOS TEMÁTICOS:

. Linguagem Oral e Escrita: Explorar a leitura de textos sobre a história do milho, seus atributos e derivados.
. Raciocínio Lógico: Trabalhar medidas culinárias, pipocas, Bolo de milho, pamonha, curau, etc
. Natureza e Sociedade: Conhecer as características específicas do alimento como cores, sabores, sua importância e no reconhecimento do homem do campo e da fazenda que cultiva esse alimento.
. Artes Visuais: Confeccionar de painéis, mural, cartazes e atividades artísticas feita pelos alunos para enfeitar a sala e a escola, trabalhando coordenação motora ampla e cores.
. Movimento: Ensaiar e brincar dentro da Temática regional.
. Música: Explorar oralmente as canções

MATERIAIS UTILIZADOS

. Papel officio;
. Cola;
. Cola quente;
. Fita crepe;
. Giz de cera;
. EVA amarelo e verde;
. Cordões;
. Tesoura;
. Guache;
. Palito de sorvete;
. Bexigas simples amarelas e bexigas finam verde;
. Papel Crepom amarelo e verde;
. 3 chapeis;
. Espigas de Milho
. Grãos de Milho;
. Pipoca;
. Bolo de Milho




AVALIAÇÃO

A avaliação será através de observação em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente às atividades propostas durante o evento, incluindo atividades pedagógicas, lúdicas e apresentação da dança Linda Rosa Juvenil. Lembrando que nesse processo de desenvolvimento infantil a avaliação é contínua e progressiva.



CURIOSIDADES DA FESTA DO MILHO – MATO GROSSO

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NO BRASIL


No país o milho já era cultivado pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses, já que eles utilizavam o grão como um dos principais itens de sua dieta.

Mas foi com a chegada dos colonizadores, cerca de 500 anos atrás, que o consumo do cereal no país aumentou consideravelmente e passou a integrar o hábito alimentar da população.

De acordo com a Fundação Joaquim Nabuco, no período Brasil - Colônia, os escravos africanos tinham no milho, além da mandioca, como um de seus principais alimentos.



EM MATO GROSSO


O cultivo do milho, em escala comercial em Mato Grosso, pode ser considerado atividade recente. O início da exploração agrícola, na década de 70 trouxe para o Mato Grosso agricultores e pecuaristas de diversas regiões do país, especialmente do Sul.

O cultivo da soja foi o objetivo principal do agricultor quando de sua vinda para o Mato Grosso, porém, por necessidades e busca de novas alternativas, inúmeras espécies agrícolas foram avaliadas, dentre elas o milho.

Devido a sua grande utilização e importância na alimentação animal e humana, seu cultivo sempre foi realizado, porém, em pequena escala. Com o surgimento de agroindústrias no Sul do Estado mato-grossense, na década de 80 e 90 gerou-se uma demanda de milho, incentivando sua produção.

De acordo com o pesquisador agrônomo Clayton Bortolini, as produtividades do milho observadas inicialmente foram baixas, devido à falta de pesquisas regionais que tivessem tecnologias adaptadas para essa cultura, já que as condições de ambiente para o cultivo do milho eram diferentes daquelas observadas na Região Sul do Brasil, de onde o agricultor conhecia os métodos de produção.

O principal sistema de produção de milho no Mato Grosso é o chamado de cultivo safrinha, com implantação logo após a colheita da soja, realizada em janeiro e fevereiro. O desenvolvimento de tecnologias de produção agrícola juntamente com as condições de ambiente favoráveis possibilita a realização de dois ciclos produtivos, que com certa estabilidade produtiva tem ocorrido crescimento de área cultivada.

A produtividade do milho é influenciada principalmente pela disponibilidade hídrica de cada ano agrícola, já que a finalização de seu ciclo produtivo ocorre sem a presença de chuva. Em alguns anos, o fim do período de chuvas pode ocorrer de março e abril, e desse modo, tem-se grandes perdas de produtividade.

A frequência dessa deficiência hídrica, de acordo com a média histórica é ao redor de 20% a 25%. Semeaduras de milho após 25 de fevereiro têm maior risco de perda por deficiência hídrica, especialmente em certas regiões do Estado e em solos deficientes de estruturação, fertilidade e com sistema de plantio direto deficiente em termos de produção de cobertura vegetal.

Atualmente, Mato Grosso é o maior produtor do cereal no país, com uma produção de 21 milhões de toneladas por safra sendo que em 2023, o cultivo deve atingir 5,7 milhões de hectares. A alta produção tem um entrave: os baixos preços pagos pelo cereal.

Em seguida, o Paraná (18,4%) e Rio Grande do Sul (16,2%), que, somados, representaram 57,9% do total nacional, se apresentam como maiores produtores nacionais.
Próximo 24 de Abril de 2020 (Sexta-feira) O Dia Internacional do Milho é comemorado anualmente em 24 de abril, em todo o planeta. Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo: o milho. Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas. O milho tem diversos benefícios para o ser humanos e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo. Normalmente, no Dia do Milho os agricultores realizam festivais com demonstrações de comidas típicas feitas a base deste cereal, além de concursos de artesanatos feitos com partes da espiga do milho.
Dia Nacional do Milho O milho é dos alimentos símbolo do Brasil, sendo utilizado em diversas receitas típicas da culinária brasileira afro-brasileira, como o mungunzá, a mandioca e o xerém. Devido a importância que este alimento tem para o país, foi instituído o 24 de maio como o Dia Nacional do Milho, através da lei nº 13.101, de 27 de janeiro de 2015.

  
PIPOCA COLORIDA



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Categoria: Receitas de Lanches

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil

Temperatura da Receita: frio

Ingredientes:

• 3 xícaras (chá) de açúcar

• 5 xícaras (chá) de pipoca já estourada

• 6 colheres (café) de corante alimentício na cor de sua preferência

• 1½ xícara (chá) de água

Preparo da Receita

• Numa panela coloque o açúcar, a água e deixe atingir o ponto de fio mole (aproximadamente 20 minutos), coloque o corante. Depois coloque sobre as pipocas, mexendo bem para espalhar bem a calda.










PAMONHA

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Categoria: Receitas de Lanches/Alimento

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil/Médio

Temperatura da Receita: frio/quente



BOLO DE MILHO

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Categoria: Receitas de Lanches/Alimento

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil/Médio

Temperatura da Receita: frio/quente


CURAU

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Categoria: Receitas de Lanches/Alimento

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil/Médio

Temperatura da Receita: quente

 

PIPOCA
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Categoria: Receitas de Lanches

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil

Temperatura da Receita: frio/quente

MILHO COZIDO OU ASSADO


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Categoria: Receitas de Lanches/Alimento

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil/Médio

Temperatura da Receita: quente




PAINEL


03/05/2019






PRIMEIRA ARTE DAS CRIANÇAS

06/06/2019



PROFESSORA CRIS MOURA

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