ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
Com 01 mês:
- Levanta o
- Mantêm as mãos
- Olha indefinitivamente
Olha o rosto das pessoas que o observam.
- Fixa o olhar na
- Emite sons
Com 02 meses:
- Levanta o tórax.
- Movimenta braços e
- Olhar acompanha objetos e pessoas em
- Sorriso social quando recebe atenção.
- Olhar se demora no
Com 03 meses:
- Rola da posição de lado para a de
- Olha em todas as direções.
- Não fixa atenção por muito
- Tenta pegar
- Emite sons de
- Sustenta a cabeça.
Com 04 meses:
- Senta com apoio e mantêm a cabeça
- Mãos
- Olha imediatamente um objeto que se
- Murmura e ri
- Brinca com as mãos e
- Reconhece a
- Começa a levar objetos à
- Tende a
Com 05 meses:
- Quando sentado mantêm a cabeça ereta e
- Se sentado, apanha objetos
- Reconhece as
- Pode estranhar
- Sorri ao se ver no
- Emite
- Preensão precária.
Com 06 meses:
- Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver
- Gosta de balançar
- Agarra objetos com as mãos.
- Gosta de olhar no
- Estende os braços para os pais e pessoas que
- Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
Com 07 meses:
- Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco
- Segura um objeto em cada mão.
- Passa objetos de uma mão para
- Sacode
- Vocaliza sons e escuta a própria
- Brinca com os pés.
- Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não
Com 08 meses:
- Sentado, permanece ereto, porém
- Levanta-se com
- Emite sons e parece gostar de ouvir a própria
- Pronuncia sílabas
- Morde e chupa os
- Busca com insistência os brinquedos fora de seu
Com 09 meses:
- Pode começar a
- Senta-se firme sem
- Explora e manipula
- Vocaliza sílabas
- Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
- Leva à boca e morde tudo que
- Mantêm-se em pé
- Come bolacha;
Com 10 meses:
- Permanece sentado firme por tempo
- Levanta-se sozinho com
- Começa a soltar os
- Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas
- Faz adeus e bate
- Tende comer sem ajuda, com
- Atende ao seu nome e ao não.
- Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
Com 11 meses:
- Anda com
- Pronuncia uma ou outra
- Compreende o som de algumas palavras.
- Repete
- Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem
- Bebe um pouco de água já da xícara.
Com 12 a 15 meses:
- Começa a andar
- Anda
- Gosta de atividades, de
- Coopera ao vestir.
- Reconhece o nome de pessoas
- Quando se vê no espelho,
- Brinca sozinho e já tem objetos
- Repete algumas
- Fica de pé sozinha
- Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
- Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
- Solta facilmente
- Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
- Preensão palmar cruzada.
- Constância
- Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
- Pára de levar as coisas à
- Primeira palavra pronunciada corretamente
- Não baba mais.
- Reage ao seu próprio nome
- . Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
- Estende as pernas quando esta sendo
- Emprega a mão dominante com mais frequência.
Com 15 a 18 meses:
- Caminha bem
- Começa a correr,
- Senta-se sozinho em cadeira
- Sobe e desce com ajuda, ou sé
- Tem mímica muito
- Esforça-se para chutar a
- Desenha um traço.
- Vira folhas do livro: 2 ou 3 por
- Gosta de puxar e empurrar
- Constrói uma torre com três
- Com só, deixando
- Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando
- Mostra o nariz, os olhos, o
- Imita varrer, ler
- Compreende ordens e pedidos simples.
- Pode iniciar uso do
- Começa a testar os limites que lhe são impostos
- Sobe escadas.
- Caminha com os pés
- Bebe na caneca
- Frases de uma
- Localiza rapidamente os sons
- Compreende algumas frases simples.
- Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo
► Com 18 a 24 meses:
- Corre
- Chuta a
- Atira a bola com a mão.
- Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
- Alinha cubos
- Imita traços verticais e circulares.
- Coloca blocos em um tabuleiro,
- Identifica 3 a 5
- Começa a cortar com
- É demorado às refeições e ainda brinca com a
- Abre armários, tira objetos das
- Acompanha com gestos o que ouve e vê.
- Reconhece-se no
- Canta (atrapalhado).
- Dramatiza situações simples com bonecos.
- Negativismo
- Tem senso de
- Refere-se a si mesmo pelo
- Veste peça
- Compreende
- Faz brincadeiras
- Desce escada engatinhando para trás.
- Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
- “Corre” desajeitadamente.
- Caminha lateralmente
- Caminha para trás
- Chuta uma bola
- “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
- Come com uma colher
- Arremessa, mais sem direção definida.
- Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para
- Imagina coisas que não pode ver
- Ajuda a despir-se.
- Leva a mão a um lugar
- Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
- .Repete sons.
- Frases de duas
- Compreende frases curtas
- Localiza sons em outra sala.
- Aponta para algumas partes do
- Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir trabalhar a autonomia da criança.
- Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega. Mantê-la ocupada
- Levar a criança a participar das atividades de grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário