NOSSA HISTÓRIA



* MISSÃO PEDAGÓGICA


É criar vínculos fortes e duradouros nos processos de desenvolvimento cognitivo dos alunos e professores, na busca de pesquisas e atitudes como ferramentas funcionais que possam se capazes de contribuir e acrescentar valores de cidadania que cada pessoa possuí independente de sua idade, raça ou credo.


*VISÃO DE MUNDO


É a razão de ser e estar, cumprindo nosso compromisso de ser-mos transformadores de mundo.
É acreditar nas melhores possibilidades de sucesso, unindo as pessoas por um mundo melhor. Onde a educação é o única porta aberta, isso nos mostra o caminho a seguir.


* PRINCÍPIOS EDUCATIVOS


Definem quem queremos ser e como escolhemos agir diante das adversidades que mediaremos nossos alunos para serem cidadãos transformadores num futuro promissor em que nós pedagogos acreditamos. Sabendo que são as habilidades e competências de cada ser humano é o que são capazes de traduzir e reconhecer os princípios de bons comportamentos que a humanidade precisa.




*

*

domingo, 5 de maio de 2019

***ETAPAS IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL:


ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:



Com 01 mês:
  • Levanta o
  • Mantêm as mãos
  • Olha indefinitivamente
Olha o rosto das pessoas que o observam.
  • Fixa o olhar na
  • Emite sons
Com 02 meses:
  • Levanta o tórax.
  • Movimenta braços e
  • Olhar acompanha objetos e pessoas em
  • Sorriso social quando recebe atenção.
  • Olhar se demora no
Com 03 meses:
  • Rola da posição de lado para a de
  • Olha em todas as direções.
  • Não fixa atenção por muito
  • Tenta pegar
  • Emite sons de
  • Sustenta a cabeça.
Com 04 meses:
  • Senta com apoio e mantêm a cabeça
  • Mãos
  • Olha imediatamente um objeto que se
  • Murmura e ri
  • Brinca com as mãos e
  • Reconhece a
  • Começa a levar objetos à
  • Tende a
Com 05 meses:
  • Quando sentado mantêm a cabeça ereta e
  • Se sentado, apanha objetos
  • Reconhece as
  • Pode estranhar
  • Sorri ao se ver no
  • Emite
  • Preensão precária.
Com 06 meses:
  • Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver
  • Gosta de balançar
  • Agarra objetos com as mãos.
  • Gosta de olhar no
  • Estende os braços para os pais e pessoas que
  • Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
Com 07 meses:
  • Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco
  • Segura um objeto em cada mão.
  • Passa objetos de uma mão para
  • Sacode
  • Vocaliza sons e escuta a própria
  • Brinca com os pés.
  • Aceita alimentos sólidos e  estranha  pessoas não
Com 08 meses:
  • Sentado, permanece ereto, porém
  • Levanta-se com
  • Emite sons e parece gostar de ouvir a própria
  • Pronuncia sílabas
  • Morde e chupa os
  • Busca com      insistência       os      brinquedos       fora      de      seu
Com 09 meses:
  • Pode começar a
  • Senta-se firme sem
  • Explora e manipula
  • Vocaliza sílabas
  • Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
  • Leva à boca e morde tudo que
  • Mantêm-se em pé
  • Come bolacha;
 Com 10 meses:
  • Permanece sentado firme por tempo
  • Levanta-se sozinho com
  • Começa a soltar os
  • Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas
  • Faz adeus e bate
  • Tende comer sem ajuda, com
  • Atende ao seu nome e ao não.
  • Faz brincadeiras  simples como  esconde-esconde.
Com 11 meses:
  • Anda com
  • Pronuncia uma ou outra
  • Compreende o som de algumas palavras.
  • Repete
  • Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem
  • Bebe um  pouco de água já da xícara.
Com 12 a 15 meses:
  • Começa a andar
  • Anda
  • Gosta de atividades, de
  • Coopera ao vestir.
  • Reconhece o nome de pessoas
  • Quando se vê no espelho,
  • Brinca sozinho e já tem objetos
  • Repete algumas
  • Fica de pé sozinha
  • Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
  • Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
  • Solta facilmente
  • Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
  • Preensão palmar cruzada.
  • Constância
  • Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
  • Pára de levar as coisas à
  • Primeira palavra pronunciada corretamente
  • Não baba mais.
  • Reage ao seu próprio nome
  • . Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
  • Estende as pernas quando esta sendo
  • Emprega a mão dominante com mais frequência.
Com 15 a 18 meses:
  • Caminha bem
  • Começa a correr,
  • Senta-se sozinho em cadeira
  • Sobe e desce com ajuda, ou sé
  • Tem mímica muito
  • Esforça-se para chutar a
  • Desenha um traço.
  • Vira folhas do livro: 2 ou 3 por
  • Gosta de puxar e empurrar
  • Constrói uma torre com três
  • Com só, deixando
  • Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando
  • Mostra o nariz, os olhos, o
  • Imita varrer, ler
  • Compreende ordens e pedidos simples.
  • Pode iniciar uso do
  • Começa a testar os limites que lhe são impostos
  • Sobe escadas.
  • Caminha com os pés
  • Bebe na caneca
  • Frases de uma
  • Localiza rapidamente os sons
  • Compreende algumas frases simples.
  • Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo
► Com 18 a 24 meses:
  • Corre
  • Chuta a
  • Atira a bola com a mão.
  • Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
  • Alinha cubos
  • Imita traços verticais e circulares.
  • Coloca blocos em um tabuleiro,
  • Identifica 3 a 5
  • Começa a cortar com
  • É demorado às refeições e ainda brinca com a
  • Abre armários, tira objetos das
  • Acompanha com gestos o que ouve e vê.
  • Reconhece-se no
  • Canta (atrapalhado).
  • Dramatiza situações simples com bonecos.
  • Negativismo
  • Tem senso de
  • Refere-se a si mesmo pelo
  • Veste peça
  • Compreende
  • Faz brincadeiras
  • Desce escada engatinhando para trás.
  • Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
  • “Corre” desajeitadamente.
  • Caminha lateralmente
  • Caminha para trás
  • Chuta uma bola
  • “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
  • Come com uma colher
  • Arremessa, mais sem direção definida.
  • Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para
  • Imagina coisas que não pode ver
  • Ajuda a despir-se.
  • Leva a mão a um lugar
  • Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
  • .Repete sons.
  • Frases de duas
  • Compreende frases curtas
  • Localiza sons em outra sala.
  • Aponta para algumas partes do
  • Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir trabalhar a autonomia da criança.
  • Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega. Mantê-la ocupada
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário