NOSSA HISTÓRIA



* MISSÃO PEDAGÓGICA


É criar vínculos fortes e duradouros nos processos de desenvolvimento cognitivo dos alunos e professores, na busca de pesquisas e atitudes como ferramentas funcionais que possam se capazes de contribuir e acrescentar valores de cidadania que cada pessoa possuí independente de sua idade, raça ou credo.


*VISÃO DE MUNDO


É a razão de ser e estar, cumprindo nosso compromisso de ser-mos transformadores de mundo.
É acreditar nas melhores possibilidades de sucesso, unindo as pessoas por um mundo melhor. Onde a educação é o única porta aberta, isso nos mostra o caminho a seguir.


* PRINCÍPIOS EDUCATIVOS


Definem quem queremos ser e como escolhemos agir diante das adversidades que mediaremos nossos alunos para serem cidadãos transformadores num futuro promissor em que nós pedagogos acreditamos. Sabendo que são as habilidades e competências de cada ser humano é o que são capazes de traduzir e reconhecer os princípios de bons comportamentos que a humanidade precisa.




*

*

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

* Interagindo com jogos matemáticos: Jogo da memória de Matemática: Descubra os dobros

Interagindo com jogos matemáticos: Jogo da memória de Matemática: Descubra os 
dobros:






 16 é o dobro de qual número? E quanto é 7+7? Encare esse desafio e relacione os números aos seus dobros. Boa sorte!

* Interagindo com jogos matemáticos: Jogo da memória de Matemática: Descubra os dobros

Interagindo com jogos matemáticos: Jogo da memória de Matemática: Descubra os 
dobros:






 16 é o dobro de qual número? E quanto é 7+7? Encare esse desafio e relacione os números aos seus dobros. Boa sorte!

* 7 de Setembro: INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!!

Independência do Brasil

História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império, Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil



Proclamação da independência em de 7 de setembro
Proclamação da independência em de 7 de setembro

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência























Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.





Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.



Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

http://www.suapesquisa.com/independencia/

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

*Alfabetização com o uso de letras móveis

Alfabetização com o uso de letras móveis


Objetivos: 

  • Refletir sobre o sistema de escrita;
  • Segmentos da fala e da escrita;
  • Fazer escolhas da forma de escrever a fim de avançar em suas hipoteses. 

Conteúdo(s) 
Produção de texto com o uso de letras móveis

Ano(s) 
Tempo estimado 
Uma aula de 40 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita,nos primeiros trimestre.
Material necessário 
Alfabeto móvel
Lousa e giz


Desenvolvimento 

1ª etapa 
1º Organizar as crianças em duplas com hipoteses de escrita próximas,orientando para que escrevam as palvras que a professora for ditando da lista de higiênie.

2ª etapa 
Durante a realização andar pela sala observando  a escrita das crianças. Após a escrita,propor uma uma discussão usando a lousa para escrever as palavras, usando uma letra por vez, garantindo muitas possibilidade de discussões.
Avaliação 
Registrar observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Fazer intervenções junto a turma ao perceber a falta de participação de algum integrante da dulpa. Na próxima aula propor uma atividade onde a criança complete a letra que está faltando na lista de palavras.

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/alfabetizacao-com-o-uso-de-letras-moveis





http://www.pragentemiuda.org/2011/02/alfabeto-movel-com-tampinha-pet.html

*Eu dentro da história rsrsrs



















Acesse e se divirta também.

https://www.dentrodahistoria.com.br/turma-da-monica/preview